sábado, 19 de novembro de 2011

Falsidades e mentiras da área de Tecnologia da Informação (TI)

Atualmente, está acontecendo um fenômeno no brasil na área de Tecnologia da Informação (TI) que já aconteceu no passado com outras áreas. Nem sei como posso chamar esse fenômeno, mas posso explicá-lo:

As empresas em conjunto com a mídia divulgam que estão sobrando vagas em TI, mostram cadeiras vazias e tudo mais, estimulam cada vez mais pessoas a entrarem nessa área. Mas a verdade é que elas é que não querem contratar ninguém (na verdade querem mas não pagariam por um a mais, como qualquer pessoa gostaria de ter seu médico particular mas não pagaria por isso). Muitas lançam vagas após vagas mas não leem, nem avaliam e nem respondem aos milhares de envios de currículos. Após um mês ou dois relançam as mesmas vagas novamente e mais mídia em cima. E por fim, dizem que é falta de qualificação enquanto o camarada que graduou, fez especialização, fez mestrado, depois doutorado e depois tirou certificação não consegue arrumar um emprego por falta de qualificação. Então para fugir do assunto, eles dizem que a pessoa é qualificada demais e exigiria um salário muito maior que eles não podem pagar.

Bom, o objetivo disso tudo é abaixar ainda mais o salário da área que já está em algumas regiões no valor risível de R$900 (A um ano estava em R$1200).

A solução do pessoal de TI é disputar as pouquíssimas vagas disponíveis nos concursos públicos, que pelo menos não tem redução de salário e nem demissões.

3 comentários:

  1. não nos conhecemos, eu li um comentario teu a respeito do suicidio em outro site e te achei bastaste interessante.
    Pela data do post vc não já não mais atualiza o blog então...só queria te deixar um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Não estou atualizando por falta de tempo mesmo. Mas esse blog é mais para juntar coisas importantes (seja entretenimento ou não). A periodicidade é completamente instável. Principalmente porquê gosto de testar as coisas primeiro, visando obter o conhecimento e a capacidade para ter uma opinião publicável que vala a pena guardar. Ou seja, eu fiz esse blog para mim mesmo, e felizmente outras pessoas também possuem o mesmo gosto em alguns aspectos :)
      Sobre o tópico citado, tem muitas coisas adicionais que respondi por email para diversas pessoas. Futuramente, por comodidade (falta de material reverenciável), vou estar juntando isso tudo em uma série de postagens por aqui também :)

      Excluir