segunda-feira, 21 de março de 2011

Xorg e suas mudanças - parte 1

O Xorg é o servidor/cliente para interface gráficas no linux.

Com o tempo ele foi mudando as formas preferenciais de se trabalhar com ele. Inicialmente recomendava-se a configuração, por parte do usuário final, somente através do arquivo /etc/X11/xorg.conf.
Mas depois, com o tempo, as coisas foram mudando por surgirem novas tecnologias, e uma delas foi o HAL (Hardware Abstraction Layer) que é uma camada abstrata visando interagir e configurar algumas coisas em comum ao hatdware e as aplicações que o usam. Vejam que isso é muito interessante pois a mesma configuração de hardware pode ser usada para diferentes tipos de aplicativos. Logo depois foi acrescentada uma nova modalidade que é a configuração direta usando o UDEV (Linux dynamic and persistent device naming support) e a configuração nessa modalidade voltou a ser feita pelo arquivo /etc/X11/xorg.conf, mas porém todavia contudo com a sintaxe bem diferente. E lembre que essas novas modalidade não excluem a possibilidade de se configurar estaticamente através do /etc/X11/xorg.conf com a sintaxe antiga.

Nas próximas postagens dessa série estarei detalhando de maneira mais prática o uso do Xorg nessas modalidades. Mas primeiro devo introduzir melhor o quê vem a ser o HAL e o UDEV, além de como usá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário