terça-feira, 22 de março de 2011

Visão geral do Sistema de boot de um PC

** AVISO: Vou colocar algumas informações que podem parecer idiotas para quem já sabe (ou não 100% precisas) mas ajuda os leigos a acompanhar. Nem sei com quem estou preocupado ehehehehe.

Uma visão geral do como um PC inicia o processo de boot:

1 - Depois de várias etapas de energia passando até chegar na placa mãe, ela é ligada e inicia a BIOS, que nada mais é que um software, geralmente gravada em uma EPROM (um tipo de chip). Na BIOS o hardware funciona! parece incrível mas ela inclui algo como seus próprios "drivers" (software que comunica diretamente com o hardware).

2 - A BIOS vai chamar o dispositivo onde deveria haver um SO (sistema operacional ou OS em inglês), seja ele um CD, disquete, HD... Vamos supor que seja um HD (caso mais comum).

3 - O HD chama a sua trilha inicial (onde contém informações do HD como tabela de partições e um espaço para instalar programas) conhecida como MBR. Aqui na MBR é iniciado o programa que aqui estiver ou caso não tenha programa é inicializado a primeira partição marcada como bootável e ativa.

4 - Esse programa citado no passo 3, chama bootloader, que é um software feito somente para inicializar um SO, e eventualmente deixa o usuário escolher entre vários SO e/ou versões diferentes. O bootloader vai chamar o SO de acordo com a configuração.

5 - Quando o SO começa a carregar (o núcleo dele para ser mais preciso), como que por mágica ehehehehehe, A BIOS mata muitas pessoas de raiva retirando todos os "drivers" dela para que o SO carregue seus próprios (uma operação normal). O problema aqui é quando o SO não consegue carregar os "drivers" corretamente. Mas como assim!? Tipo ele querer carregar os "drivers" do leitor DVD a partir de um DVD (que necessita do "driver" para ser lido), então vai precisar imbuir esse "driver" no núcleo do SO para que um hardware funcione assim que o núcleo é carregado.

6 - O SO carrega os "drivers" e todo o resto para funcionar.

Depois posso explicar como o windows e/ou o linux inicia passo a passo, mas estou sem vontade nesse momento ehehehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário